mestrado em

teologia missional

Início em 08 de Abril de 2024

Oportunidade especial de se aprofundar no evangelho e em toda sua dinâmica transformacional por meio de uma reflexão bíblico-teológica, cultural e ministerial. Curso único no Brasil!

sobre o curso

Este programa tem como objetivo estabelecer bases teológicas missionais para líderes e pastores que desejam desenvolver seus ministérios de maneira relevante, atual e fiel ao evangelho em relacionamento com seu entorno cultural. Aqui ofereceremos módulos que vão produzir uma teologia bíblica de caráter missional repensando a maneira como encaramos o evangelho, a igreja e sua relação com a cultura provendo assim recursos para o bom desenvolvimento ministerial.

sobre o
currículo

O programa traz uma série de cursos que se interrelacionam entre si a fim de dar consistência bíblico-teológico aos seus participantes e nutrir uma espiritualidade profunda para o cumprimento da nossa vocação.

Requisitos para Admissão

Diploma de Teologia oriundos de instituições genuinamente evangélicas e com reconhecimento de nossas organizações teológicas reguladoras (não necessariamente com reconhecimento do MEC); ou, Diploma de Curso Superior em geral.

• Para candidatos sem curso teológico será necessário realizar uma disciplina especial de nivelamento teológico, por meio de videoaulas, no decorrer do primeiro ano de curso.

• Caso haja necessidade, também pode ser requerida uma entrevista online do candidato com a coordenação do curso.

Tempo de duração

2 anos e meio de estudos modulares on-line e 6 meses para confecção de dissertação.

Cada disciplina possui 32 h/a e conta com cinco aulas de 4h/a em sala de aula online (19h às 22h) que poderão ocorrer em dois formatos: uma vez por semana, preferencialmente às segundas-feiras; ou semana cheia, de segunda a sexta-feira. O Calendário Acadêmico Anual será disponibilizado com antecedência para o que o aluno possa se organizar para estar presente nas aulas.

• Curso: R$ 300,00 (36x).

Ele está dividido em três áreas que julgamos imprescindíveis dentro desta formação interconectados por uma hermenêutica missional:

Hermenêutica missional e teológica. Olhar para as Escrituras como um registro histórico e ferramenta da missão de Deus na restauração de toda a criação a partir do seu povo tendo como evento climático a obra de Jesus Cristo. Para Ele, a Bíblia é o meio pelo qual Deus nos capacita a crer e crescer na fé a fim de compreendermos o nosso papel na história, nos equipando para viver fielmente a nossa salvação, manifestando uma nova humanidade no poder do Espírito Santo para todos os povos.

• Dinâmica do Evangelho;

• Hermenêutica Missional;

• Eclesiologia Missional;

• Pneumatologia;

área 01 - Estudos bíblicos

ÁREA 02 - Estudos Culturais

Compreendendo o contexto missional. É imprescindível para um currículo acadêmico missional o estudo da cultura à qual a nossa congregação ou comunidade está inserida. Compreendemos que a exegese da palavra de Deus e a exegese da cultura particular de cada cidade ou país onde o ministério é desenvolvido devem caminhar juntas para de alguma maneira não cairmos em idolatria e ao mesmo tempo sermos relevantes no cumprimento da missão. Isto implica em compreender como a igreja caminhou historicamente nessa tensão cultural, bem como as raízes religiosas que orientam a cultura pós-cristã do século XXI.

• Cosmovisão Cristã e a Cultura;

• Compreendendo o Contexto Missional: Os Espíritos de Nossa Época;

• Encontros Missionais na História da Igreja;

Liderando uma congregação missional. É uma área de reflexão teológica e prática com respeito ao chamado pastoral e sua fidelidade em liderar uma comunidade missional. É o momento onde os estudos bíblicos, a teologia sistemática e a história da igreja são refletidos para a prática ministerial na compreensão de que este ministério serve não para a manutenção institucional mas para sua missão no mundo. Isto implica nas considerações em como nutrir uma comunidade em sua nova identidade em Cristo e equipá-la para abençoar o mundo, de forma que repensamos toda a nossa estrutura à luz de uma teologia missional.

• Pregação Missional;

• Liderando Comunidades Missionais;

No decorrer do curso, haverá uma disciplina extra por ano, além das propostas acima, que serão inseridas no currículo para aprofundamento de conteúdos.

área 03 - teologia congregacional

Nosso curso tem parceria com Michael W. Goheen e endosso do MTC (Missional Training Center)
O endosso do Missional Training Center não significa certificação da instituição americana, mas parceria e influência direta na construção da grade curricular e escolha de professores.